quinta-feira, 31 de março de 2016

Saúde e Nutrição



Em todas as fases da vida uma alimentação balanceada é fonte de vitalidade. Através dela, nosso organismo recebe os nutrientes necessários à manutenção da saúde e evitamos sua reposição por complementos vitamínicos sintéticos como os complexos vitamínicos, minerais e outros.

Durante o processo da vida passamos por fases e cada uma delas exige seus cuidados. Com a saúde não seria diferente. Focando na alimentação, observamos que quando bebês, o leite materno é fonte exclusiva de nutrição. À medida que crescemos é necessário aderirmos às frutas, legumes, verduras, leguminosas, grãos, carnes e outros alimentos que são reservas poderosas de nutrientes que cuidarão de manter o nosso crescimento saudável. Enquanto adolescentes, é bom que ingiram mais alimentos ricos em zinco, ferro e cálcio ajudando na manutenção do sistema endócrino, esquelético e muscular.

Já com os adultos a dificuldade está em manter os bons hábitos alimentares, pois ao longo da vida vamos adquirindo influências culturais, tendenciosas e até mesmo por questões financeiras trocamos os alimentos ideais para congelados, conservas e fast food.

Com os idosos o cuidado deve ser não só para nutrir, mas como prevenção de doenças. Muitos idosos deixam de comer certos alimentos por não conseguirem mais mastigar ou morder preferindo sopas, caldos, biscoitos e outros.

Uma questão nutricional relevante em falarmos é o consumo de água, especialmente com idosos que passam a perder muito mais e ingerir menos líquido em muitos casos por incontinência urinária, no entanto comprometem o bom funcionamento dos rins podendo provocar problemas renais.

Contudo, se a alimentação for adequada, a saúde estará sempre presente!

Referencias:
Saúde em foco: promoção da alimentação saudável e da atividade física
Artigo: Recomendações de alimentação e nutrição saudável par população brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Votorantim, Nº 664 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)

Tecnologia do Blogger.